Bombeiros Distrito Braga
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como dizia o outro…Pronto, já começou…

4 participantes

Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Como dizia o outro…Pronto, já começou…

Mensagem  vitor.azevedo Seg Mar 03, 2008 10:20 am

O governo já à muito tempo, adoptou a politica do “dividir para reinar”, muita gente se tem levantado em altas vozes e criticado esta actuação, mas, pasme-se o comum dos mortais, que, os que dão mais força ao governo deste “cantinho à beira-mar plantado, no seguimento desta politica, somos nós próprios…exactamente, nós, os BOMBEIROS.

Passo a explicar:

Este Fórum foi criado com o intuito de, e se me permitem retiro algumas expressões usadas por membros deste fórum:

“ajudar a aproximar os voluntários”
“mais do que os bombeiros dali e de lá, somos todos bombeiros do distrito de braga e acima de tudo bombeiros de Portugal”
“iniciar uma união sólida de pessoas que partilham os memos valores... o voluntariado - neste caso bombeiros voluntários.”

“Esta união é realmente precisa ainda por cima por causa de tudo o que estamos a passar... só o nosso grande espírito de união é que pode colmatar e até mudar algumas consequências que estamos e vamos viver.”

“os bombeiros só sabem olhar para o buraquinho que têm a meio da barriga e só sabem tomar conta das denominadas "quintinhas", é bastante positivo a existência de um local de partilha de emoções e experiências entre os bombeiros do distrito de Braga.”
“Vamos então mostrar que somos muito mais do que aquilo que a sociedade pinta e que estamos à altura dos desafios propostos.”

“para alem de um "ponto de encontro" e um bom método de divulgação e partilha de ideias e informações, se venha a tornar também uma "ferramenta" que incentive a união e força dos bombeiros do distrito de braga.”

Ora, de todas as opiniões transcritas, eu comungo de todas elas, aliás, penso que quem não pensar desta forma, estará a prejudicar o nome dos Bombeiros, por vezes inocentemente outras nem por isso. Umas vezes provocado, outras nem por isso.

Só quem anda desatento e com a mente fechada, incapazes de vislumbrar novos horizontes, tipo velhos do Restelo, é que continua na senda da “guerra das quintinhas”, porque ainda não percebeu que é essa guerra que nos vai enfraquecendo de dia para dia, na relação com o Estado, leia-se Governo, INEM, Cruz Vermelha, GNR etc. etc. etc.

Da minha parte, os horizontes estão provavelmente muito abertos, talvez por conhecer outras realidades, não muito longe e inclusive no mesmo país, Portugal.

Entristece-me o facto de haver no nosso seio, elementos jovens que tinham, no meu entender, a obrigação de acabar com alguns hábitos menos bons nos Corpos de Bombeiros, continuam a usar termos ultrapassados, bacocos, e que usados num sitio em que qualquer um poderá ter acesso, espelha uma realidade que apesar de tudo, penso que toda a gente ou a maioria a querem esquecer e enterrar.

Portanto, foi com desagrado, que vi neste fórum a publicação de dois post’s com fotos de viaturas “calorosamente” designadas de “papa-strakar’s” e “papa-guitas”.

Meus senhores, e senhoras evidentemente, ninguém anda, ou não deveria andar, a “papar” ninguém ou nada, andamos todos pelo mesmo, o socorro de pessoas e bens, entre outras missões atribuídas aos Corpos de Bombeiros.

O chegar primeiro a um incidente, ou outras situações menos agradáveis que acontecem, só resulta numa coisa, na má imagem que se passa dos Bombeiros, que são capazes de colocar em risco a própria vida e a vida de outras pessoas, só para poderem ultrapassar a viatura x do CB y, para chegar primeiro.

Mas nunca se esqueçam de uma coisa, para socorrer temos de chegar ao local, e o deslocar-se numa viatura prioritária não desculpa tudo, até porque hoje a população já é um bom bocado mais informada e inconformada.

Eu, pela minha parte, tenho orgulho em muitos episódios de colaboração, mas também e olhando ao passado dos Corpos de Bombeiros, existem episódios menos bons da história que são motivo de vergonha para todos, seja de um lado seja do outro.

Ninguém é melhor que ninguém, ninguém é superior a ninguém, somos todos iguais, como em todo o lado, nos Corpos de Bombeiros, também há os bombeiros menos bons e os bons, existem em todo o lado, e quem disser o contrário está a mentir.
Todos os CB’s voluntários, têm horas boas e horas menos boas, horas em que têm muito pessoal, outras em que não têm quase ninguém e mais uma vez quem disser o contrário está a mentir.

Portanto, se todos trabalharmos em colaboração, (sem prejuízo da defesa dos interesses de cada Associação), para além de uma imagem de eficácia na coordenação e gestão de meios que conseguimos passar, estará a ganhar aqueles que diariamente necessitam da nossa ajuda e que foi por esses que os Corpos de Bombeiros foram criados.

Podem até dizer que estas expressões são a brincar, mas há expressões que devem ser evitadas, principalmente quando podem ser vistas por quem não entende nada de Bombeiros.

Confesso, que já me cansei mais de Bombeiros nos 3 anos que levo como Comandante, do que em 15 como bombeiro.
E podem ter a certeza, que para esse cansaço, a maior parte é provocada exactamente pelas rivalidades absurdas que ainda acontecem, a visão limitada de muitos, o tentar “tapar o sol com a peneira” por parte de tantos outros e a ânsia de protagonismo que começa a ser doença…


Desculpem a extensão do texto, mas entendam isto como um desabafo de alguém que já anda nos Bombeiros há 20 anos, e que quer tentar mudar algumas coisas, que só prejudicam o nome dos Bombeiros e que como tantos outros já se apercebeu que ou mudámos ou daqui a muito pouco tempo, (tipo 7, 8, 10 anos no máximo), e como costumo dizer, vamo-nos limitar a apagar incêndios em frigideiras, a abrir portas e a desentupir fossas.

Cabe às gerações mais novas, e seguramente com outras mentalidades, mudar a realidade dos Bombeiros, mudar este destino, que na opinião de muitos já está traçado, e ainda vamos a tempo, mas o tempo urge e se não fizermos nada, quando dermos conta já era...ou melhor, já éramos.

Um abraço de um Bombeiro…
vitor.azevedo
vitor.azevedo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/02/2008
Idade : 50
Localização : V. N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Resposta a critica construtiva

Mensagem  Admin Seg Mar 03, 2008 11:32 am

Sr Comandante Vitor Azevedo.

Foi com atenção e agrado que li seu post e compete á administração zelar pelo bom funcionamento deste forum.
Como tal o post em causa ja foi em parte removido e uma mensagem privada enviada ao utilizador em causa a informar das boas maneiras que têm de se usar neste forum...

Sempre que alguem infringir a boa conduta (refiro-me a provocações, insultos, mau comportamento) deste forum tera um aviso por parte da administração, podendo ser mesmo banido desta comunidade se continuar a infringir o bom funcionamento deste forum.

Como tal agradeço seu post, esperando que tal nao volte a suceder...

Alguma duvida estaremos sempre prontos a esclarecer.

Cumprimentos...

Administração Forum Bombeiros Distrito de Braga
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 8
Data de inscrição : 05/02/2008

https://forumbombeiroszo3.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Re: Como dizia o outro…Pronto, já começou…

Mensagem  Carlitus_144 Qui Mar 27, 2008 5:50 am

muitas verdades foram ditas no post, parabéns Sr. Comandante... Very Happy

Carlitus_144

Mensagens : 6
Data de inscrição : 26/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Re: Como dizia o outro…Pronto, já começou…

Mensagem  Victor Machado 75H Sáb Jul 05, 2008 4:26 am

Mas será que se pode dizer todas as verdades? Ai, se pudesse... affraid
Victor Machado 75H
Victor Machado 75H

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/06/2008
Idade : 64
Localização : Vila Nova de Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Verdades...

Mensagem  vitor.azevedo Sex Jul 11, 2008 7:38 am

O problema não está em poder ou não dizer todas as verdades, o principal problema é que quem as devia ouvir e tomar alguma posição, muitas das vezes assobia para o lado e é acometido pelo "síndrome da surdez repentina".

Penso eu de que....

Abraço
vitor.azevedo
vitor.azevedo

Mensagens : 26
Data de inscrição : 07/02/2008
Idade : 50
Localização : V. N. Famalicão

Ir para o topo Ir para baixo

Como dizia o outro…Pronto, já começou… Empty Re: Como dizia o outro…Pronto, já começou…

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos